Dinâmicas corporais (em aula)

Que delícia foi me lembrar de que tenho um corpo! Eu naturalmente tenho muita abertura pra esse tipo de atividade e gosto bastante, então tentei explorar ao máximo todas as sensações e os sentimentos que afloraram com essa experiência.

No âmbito da arquitetura em si, foi muito revelador. Estamos sempre programados pra pensar o espaço em quesitos de funcionalidade e estética, né? Tudo muito na nossa cabeça, sem nem pensar que, de fato, os locais são concretos e essa concretude tem um impacto no nosso corpo físico. Larissa e Ana me inspiraram bastante, espero ser uma arquiteta que consiga "acordar" as experiências corporais dos outros através de meu trabalho também. 

Muitos acham "bobagem" e "nada a ver" esse tipo de coisa, mas eu acho algo fenomenal! Não é simplesmente incrível quando nos recordamos de que nosso ser é indissociável de nosso corpo físico e que interações desse organismo com o espaço podem nos proporcionar diversos sentimentos?! Não é um absurdo que estejamos tão mecanizados, tão presos no futuro e na nossa mente, que nos esquecemos de cultivar a atenção às sensações presentes testemunhadas pelo corpo?!

Em uma nota mais pessoal, foi bem emocionante. Como toda mulher assombrada pela sociedade patriarcal e capitalista, eu tenho uma relação bem complicada essas coisas. É como se fosse sempre Raquel Vs. Corpo. Sendo que não é porque eu SOU o meu corpo! Sendo que minha constituição física é o que me permite EXISTIR como Raquel! Fico tão focada sempre na forma que tenho que acabo esquecendo que ocupar espaço, cheirar o ambiente, me locomover, experienciar texturas, sentir temperaturas, são vivências deslumbrantes que meu corpo faz por mim a todo momento e eu deixo passar batido! 

Uma parte muito legal de ser humano é nossa dimensão corporal e constantemente a negligenciamos e ignoramos! Com certeza adicionei à minha lista de metas ser uma profissional que elabora espaços que provoquem as pessoas a se tornarem conscientes de seus corpos, fazendo-as focarem pelo menos por um segundo nas percepções físicas e incentivando o movimento. 

Obrigada Ana e Larissa :) Obrigada professores pelas aulas sempre interessantes e inspiradoras :)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Design: Obstáculo para a Remoção de Obstáculos? (2007) - Vilém Flusser

Marina Abramovic: The Artist is Present (2012)