Colagem digital: Episódio III - A vingança do alfabeto
Queria começar dizendo que amei o Drops da Erica sobre os básicos do design digital. Foi o que mais me ajudou até agora! Os princípios mostrados me ajudaram muito a orientar meu trabalho e entender como posso organizar os elementos na composição de forma mais harmônica, materializando minhas ideias de uma maneira que fique "com menos cara de amador".
O título do post (referência a Star Wars para quem não conhece haha) faz alusão ao fato de que tentei dar mais protagonismo às palavras como elemento estético formal e de escrita (tendo um papel comunicativo mais central), e não só usar as letras para criar formas que se submetem à imagem como fiz da última vez.
O princípio que regeu meu trabalho (apesar de não ter sido intencionalmente, eu "só fui fazendo" e experimentando) foi a assimetria dinâmica. A distribuição das flores deu a sensação de movimento, parece que elas estão caindo - gostei muito desse efeito.
Outro aspecto que contribuiu muito para a formação da composição foi a noção de hierarquia. Utilizei diferentes tamanhos, espaçamentos, pesos e cores para destacar certos termos e proporcionar impactos visuais diversos. Essa diferenciação foi essencial para que a escrita tivesse um desempenho mais relevante na estruturação do todo (apesar de ter compreendido que comunicação não necessariamente requere legibilidade, acabei adotando essa abordagem mais "tradicional").
No geral, fiquei bem satisfeita com o resultado. Não tenho certeza se foi exatamente isso que os professores pediram, mas creio que evoluí bastante em minhas habilidades no Photoshop, e também que minha visão estética está ficando "mais afiada" (apesar de ainda reconhecer que, claramente, tenho muuuuuuito a melhorar).
Ps.: ando pensando bastante em como deveríamos valorizar mais os profissionais de design. Confesso que antes eu achava meio "óbvio e fácil" criar uma página de revista agradável de ser lida, uma embalagem bonita e atraente, um pôster legal... Mas agora percebi o quão difícil e desafiador é elaborar uma composição harmônica e comunicativa. Se eu sofri esse tanto para conceber um arranjo que ME agradasse, imagina ter que desenvolver algo como o logotipo de uma marca, que deve cativar milhares de pessoas!
Outra coisa! Depois de já ter entregue o trabalho, mexendo com as cores e a textura do fundo (à toa mesmo, só para explorar) acabei criando essa outra versão que curti bastante também (mas ainda prefiro a primeira :)
Comentários
Postar um comentário