Imagem Televisiva e Espaço Político - Vilém Flusser

Dizer que o pensamento expresso no trecho da palestra em questão é complexo seria um eufemismo. "Sentir" é a forma que melhor encontrei para descrever como absorvi o que foi dito: tenho a sensação, um sentimento de que compreendi as ideias, mas não saberia colocá-las em palavras. Nem explicar os porquês de eu achar que entendi a mensagem do vídeo.

Sinto que assimilei o que Flusser quis dizer ao falar que "a imagem é mágica e anti-política". Sinto o quão assustador é "a imagem controlar a história" (que a partir de então, segundo ele, nem poderia mais ser chamada de história), sinto como os fotógrafos "dançam em torno de eventos", sinto como "a consciência política é infeliz"...  mas com certeza não consigo elucidar tais conceitos utilizando meus próprios termos.  Também não sou capaz de me posicionar e dizer se concordo ou discordo. Mas ao mesmo tempo nem sei como eu refutaria algo que ele disse, então acho que isso deve significar que concordo.

Em suma: esse cara deu um nó na minha cabeça. Acho que absorvi a tese transmitida mas não tenho a capacidade de dissertar muito sobre ainda. Talvez um dia, quando for mais inteligente e experiente, eu saiba ser eloquente sobre o assunto.

Perguntas para fomentar o debate em aula:

Porque a imagem é mágica?

Porque não há realidade por trás da imagem, mas sim toda a realidade está NA imagem, no evento que ocorreu na Romênia?

A escrita linear é, portanto, mais "verdadeira" do que a imagem? 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Design: Obstáculo para a Remoção de Obstáculos? (2007) - Vilém Flusser

Marina Abramovic: The Artist is Present (2012)